top of page

Como Tratar e Acabar com o Mau Hálito

  • redeodonto.com.br
  • 1 de fev. de 2018
  • 2 min de leitura

A Halitose ou mau hálito, com é conhecido popularmente, não é classificado como uma doença e sim uma condição que sinaliza o desequilíbrio em algum aspecto do organismo. Para que os sintomas da halitose sejam revertidos é preciso identificar as suas causas, para que possam ser balanceadas e funcionem de forma saudável novamente. Existem cerca de 90 causas diferentes para a halitose, mas as causas intra bucais abrangem quase a totalidade dos casos de mau hálito. Entre as causas originadas na cavidade bucal mais comuns estão: a saburra lingual, as doenças periodontais, ou seja, na gengiva e a diminuição na produção de saliva, em decorrência de algum medicamento.

As causas da halitose extrabucais podem ser originadas nas vias aéreas superiores, principalmente por problemas amidalíticos. Também podem acontecer causas de origens metabólica ou sistêmica, como o jejum prolongado, ingestão exagerada de alimentos odoríficos, a diabetes não balanceada, a hipoglicemia e alterações hepáticas, renais e intestinais. Porém, as causas oriundas de problemas sistêmicos ou de metabolismo somente representam de 4% a 8% dos casos de mau hálito. Como Acabar com o Mau Hálito? A melhor maneira de identificar a halitose é através do olfato humano, lembrando que dificilmente o portador da halitose conseguirá perceber o odor, pois já está condicionando ao cheiro. Sendo assim é indicada a avaliação de outra pessoa. Assim que a frequência do mau hálito é confirmada, é preciso seguir algumas medidas. O primeiro passo é procurar um Dentista, já que a grande maioria das causas da halitose são intra bucais, é necessário fazer uma avaliação da sua saúde bucal. Após um check up preventivo será possível descobrir se a origem do mau hálito é realmente intra bucal. Caso o mau hálito ainda continue presente, é aconselhável visitar um médico que seja multidisciplinar e tenha conhecimentos abrangentes em Otorrinolaringologia, Distúrbios do sono, Gastroenterologia, Nutrição e Endocrinologia, entre outras, para ter um diagnóstico completo do seu organismo até que o problema seja identificado.

Como Suavizar o Mau Hálito?

Algumas práticas podem te ajudar a amenizar os odores, porém não solucionam o problema. Beber bastante água durante o dia renovam o hálito, manter uma boa alimentação com Alimentos Detergentes, também ajudam a refrescar o hálito e sempre ter um kit de escovação a mão e exercer uma boa higiene bucal são essenciais.


 
 
 

Comments


TRATAMENTO ORTODÔNTICO - CLAREAMENTO DENTÁRIO – CLÍNICA GERAL – ORIENTAÇÃO DE HIGIENE BUCAL

© 2003 por Tiago Maron Ortodontia. Criado com Wix.com

bottom of page